Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

Reler ou não reler, eis a questão.


   Há alguns dias venho pensando em alguns livros que já li e que de uma forma me marcaram e assim que finalizava a leitura pensava "tenho que reler esse livro". Mas, diante de tantos livros que estão na fila, fico com um certo "medo" de não conseguir ler todos os livros que estão nessa fila que só aumenta a cada dia. As vezes olho para aquele livro que me deixou emocionada ou que me divertiu tanto que fiquei até com pena de finalizar a leitura.
  Vocês queridos leitores, já tiveram esse dilema? Reler ou não reler? 
As vezes pego  o livro e vou lendo algumas partes da história, claro que as vezes fico perdida e tenho que voltar para entender e outras vezes quero só ler certa parte. 
  Conheço pessoas que releem como se fosse a primeira vez que está lendo o livro, conhecendo aquela história, que se emocionam, se divertem, tudo como se fosse a primeira vez. Já não temos tempo de ler todos os livros que queremos e ainda dá aquela vontade de retornar ao livro que já foi lido, estou pensando em ler pelo menos um desses livros, matar essa saudade. Alguém aqui sofre desse mal?  Quero saber a opinião de vocês.
E de tanto ficar pensando, resolvi reler os três primeiro livro da série "A Mediadora" da Meg Cabot. Esses dias consegui completar a série com os dois últimos livro que não possuía, e assim que vi todos lindos na estante, peguei o primeiro livro e comecei a reler e foi uma leitura ótima, li o livro há um tempinho então precisava reler para poder finalizar a série. 
   E depois de pensar porque não reler? Porque não vivenciar aquilo novamente? Depois de reler, fiquei me sentindo ótima, não com um sentimento de perda de tempo. Nós que somos blogueiros, priorizamos muito o nosso tempo de leituras, e sempre nos esforçamos para manter o blog atualizado, com leituras atuais, livros que estão no mercado, ainda mas quando se tem parceiros. Mas acho que não me atrapalhou em nada, foi uma leitura gostosa, rápida e muito divertida e foi maravilhoso reviver aquilo tudo e reencontrar aqueles personagens. E pensando nisso, já fiz até uma listinha de livros que quero reler. (risos)
E vocês o que acham da releitura?

17 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu também tenho esse problema, são muitos outros livros para ler, a lista é enorme. Não consigo ficar relendo os livros kkkkk
    Beijos <3
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ai adorei seu post, super pertinente para minha situação atual...
    Esse ano consegui reler exatos 4 livros e pretendo reler mais dois ao menos.
    Essa divisão de tempo é que me mata, fico pensando se leio um atual para resenhar no blog, ou se releio um queridinho...
    Difícil questão.
    Eu reli a trilogia Jogos Vorazes e não me senti com tempo perdido, pelo contrário, tirei ótimo proveito e foi como ler a primeira vez, já que tinha lido fazia tempo e não lembrava dos detalhes.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natasmi!
      Obrigada. Nossa, 4 livros? Queria eu ler assim.. mas consegui reler e espero poder reler os restante da série até dezembro. Jogos Vorazes está na minha listinha, queria muito reler por causa desses detalhes mesmo que não lembro.
      Releitura é uma questão bem difícil mesmo, mas irei me dar de vez em quando esse luxo rs'
      Obrigada pela sua opinião.

      Beijos flor!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem ?

    Reler livros é algo que raramente acontece. Quando o faço, procuro reler obras que foram lidas há um certo período de tempo, assim consigo garantir que a experiência irá se aproximar daquilo que senti na primeira vez que o li. É sempre bom reler livros, especialmente quando se trata de uma série que você não recorda os primeiros acontecimentos.

    Minha única exceção é "A Caminho do Verão", um livro de Sarah Dessen que todo ano faço questão de ler por motivos pessoais.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  4. Olá minha linda,

    Eu normalmente releio os livros que me marcaram sem medo algum. Deixo os que tenho que ler e me deleito com o que de alguma forma me levaram para mundos cheios de lições de vida.

    Outro dia reli O Pequeno Príncipe, Um Dia e alguns de Pedro Bandeira que mudaram muitas das minhas visões sobre a humanidade e são meus prediletos.
    Sempre releio meus poetas favoritos mesmo sabendo de cor cada palavra escrita naquelas folhas já amareladas de tanto uso, todavia merecem ser relidos sempre.

    Beijocas!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    EU AMO! Sério, tooodas as vezes que estou em ressaca, eu releio um livro. Acho que a unica coisa ruiim é que acaba atrasando as leituras, mas é ótimo para me tirar da ressaca. Então, melhor reler um do que ler nenhum né?
    HSUAHSUA
    Gostei da sua reflexão <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  6. Oiiiii! Uma questão para se pensar, de tantos livros que eu preciso ler, acho que reler seria muito complicado e viraria uma bola de neve. Tem vários que eu quero reler porém o tempo é curto e fico na correria. Adorei seu texto!

    ResponderExcluir
  7. Olá, pensando agora acho que eu nunca reli um livro, mas não é porque eu não quero, é porque a minha pilha de livros novos para ler aumenta a cada dia ahaha, aí eu não tenho tempo para reler os que eu já li, mas alguns que eu PRECISO reler é a trilogia de CInquenta tons de cinza e a série Diário de uma princesa, da Meg!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Tahiz, acho meio impossível não pensar em reler um livro que mexeu com a gente ou foi uma leitura muito boa.
    De vez em quando faço isso, pois me ajuda a sair de alguma ressaca literária.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Parabéns pelo seu ponto de vista, um texto muito bem escrito! Não tenho costume de reler por causa da falta de tempo, mas, se eu pudesse, releria todo meu acervo!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Tahis!
    Eu não tenho esse dilema, adoro reler meus livros e sinto como se fosse a primeira vez. Com a relitura eu consigo encontrar detalhes e nuances que podem passar despercebido na primeira leitura. Sem contar que rio, choro e sofro como da primeira vez, kkkkk. Mas claro que isso é só com os meus livros preferidos e amados, como Harry Potter (que já li e reli algumas vezes e estou louca para reler de novo).
    O único problema que tenho é encontrar tempo para essas releituras.

    B-jussss!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Tahis!
    Eu não gosto de reler. Não porque acho que estou perdendo tempo, mas porque eu sei como a história vai terminar, como tudo acontece, então eu fico meio Nhé e a coisa toda não flui. Pra mim, reler não é uma coisa boa ou divertida como para a maioria, é meio chato, então não tenho esse dilema!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  12. Olá Thaiz!
    Eu sempre tenho vontade de reler um livro favorito, mas nesse momento é impossível pois estou atolada de livros de parceria para ler. Amo ser blogueira, mas o lado ruim dele é que quase não tenho tempo de reler aqueles livros que me emocionaram.
    Adorei o seu post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii Tah
    Ótimo ponto o seu viu?
    Deixa te falar eu gosto muito de reler historias, mas estou tão sem tempo e a mnha lista nao para de crescer.
    As vezes eu leio ao mesmo tempo sabia? Um que eu preciso e uma releitura, só para o prazer e como é como as suas amigas... as emoçoes como se fossem a primira vez.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bom?
    Antigamente eu relia muitos livros, principalmente antes do blog, mas com ele fica difícil fazer isso. Sabe o que eu faço? Passo pra frente aqueles livros que eu li, achei mediano, e que tenho certeza que não vou reler. Realmente a releitura causa aquela sensação de rever uma boa história.
    beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oieee, entra na fila! Esse é um dos maiores dilemas dos leitores, é impossivel não ficar com esse sentimento quando um livro bom te prende e te cativa. O bom é você saber separar quais valem realmente uma leitura, e tentar esquematizar com os que estão na lista.

    Beijos, http://miiheomundoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Eu releio e gosto
    Faço isso principalmente quando tô de ressaca literária e sei que determinado livro vai ajudar eu com isso,principalmente livros com humor são os que mais releio.


    Bjss

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!