Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

#Resenha Amiga - A Cura Mortal - James Dashner



A Cura Mortal
The Maze Runner - Livro 3
James Dashner
Editora: V&R

Hoje a resenha é por conta do Jefferson Araujo, meu amigo de longa data hahaha... que contribuiu com mais uma resenha aqui no blog. Obrigada Jefferson. ♥  Já aviso que contém spoilers, porque o Jefferson é desses, ele te dá spoilers sem medo haha.. então já fiquem avisados e confiram as resenhas anteriores também..

   A Cura Mortal é o terceiro livro da série The Maze Runner e também o que encerra a saga de Thomas e seus amigos em busca de respostas e liberdade. Depois de concluírem os experimentos no deserto, finalmente os Clareanos são levados ao CRUEL para obterem respostas e resultados. Pelo menos era isso o que esperavam.
Sobre o Enredo e Narrativa
Logo no início, já havia se passado aproximadamente 3 semanas desde o fim dos experimentos no deserto. Thomas acorda preso em uma espécie de caixa sem contato com ninguém e sem respostas sobre o que acontecia. Mal sabia ele que ele e todos os amigos estavam em mais um experimento do CRUEL e que as coisas piorariam MUITO!
Algumas coisas acontecem nesse período e termina com os Clareanos divididos e fugitivos do CRUEL. Os grupos ficaram divididos entre Thomas, Newt, Minho, Brenda e Jorge e o restante dos Clareanos do grupo A e B.
O objetivo agora era se encontrarem de novo, se reunirem e decidirem como acabar de vez com os experimentos que o CRUEL pretendia reiniciar.
Nesse período eles vão a Denver, onde reencontram um aliado inesperado que os ajudará com os planos contra o CRUEL e também aliados que vão coloca-los em uma grande confusão que acabará em muito sangue.
O mundo está à beira do fim e os Clareanos enfrentarão uma cidade que está à beira da ruína. Pessoas que odeiam os Privilegiados (como são conhecidos os Imunes ao Fulgor), hordas de Cranks e Thomas terá que tomar a decisão mais difícil da sua vida.
A narrativa é bem rápida e acredito ser a mais frenética dos 3 livros. Ação do começo ao fim e os capítulos curtíssimos fazem ficar difícil parar de ler. Você acaba ficando naquela de “vou ler só mais um capítulo” mas o desenrolar das coisas pelos capítulos torna isso muito difícil. A leitura é bem dinâmica e os acontecimentos são bem explicados. O final pode parecer um pouco sem sal, mas acredito que deixa espaço pra um pouco de reflexão sobre os acontecimentos gerais da série e motivação de tudo aquilo por parte do CRUEL. Gosto desse tipo de livro que deixa algumas coisas pra o próprio leitor encaixar na série...é um ótimo livro e recomendadíssimo!
Sobre os Personagens
Após o rompimento de laços com Teresa, Thomas fica muito mais focado no CRUEL e volta toda a sua preocupação para seus amigos, Minho, Brenda, Jorge e principalmente, Newt. Com cada vez mais ódio por tudo que o fizeram passar e pelo que Teresa tinha feito, Thomas foca toda sua fúria em descobrir como parar o CRUEL e finalmente ter paz.
Ele recusa ter sua memória de volta e acaba se envolvendo em uma rebelião e fugindo com ajuda de Brenda e Jorge.
Minho continua o mesmo cara sarcástico de sempre, porém um pouco mais sombrio devido a alguns acontecimentos e revelações no decorrer do livro.
Newt é o que mais sofre mudanças. Ele começa a ficar cada vez mais agressivo e instável no decorrer do livro, preocupando cada vez mais os dois rapazes e ao mesmo tempo fazendo aparecer todo o companheirismo e amizade entre os três.
Teresa depois dos acontecimentos do fim do segundo livro, acaba ficando afastada de Thomas. Ele não gosta e nem confia mais nela. Ela fica no grupo que está desaparecido e que depois acabam se reencontrando em Denver.
Brenda fortalece cada vez mais os laços com Thomas. Ela tem uma importância muito grande em muitas coisas que acontecem na sede do CRUEL e lidera junto com Thomas a fuga.
Jorge, apesar de quase figurante, tem uma participação legal também nesse livro como piloto e também o “cara que sabe como fazer as coisas direito”. Ele sabe como muitas coisas funcionam fora do CRUEL e ajuda o grupo a se virar em Denver.
Temos uma organização nova na série que tem como objetivo derrubar o CRUEL chamada “O Braço Direito”, liderada por Vince, um cara esquisitão que tem um ódio absurdo pelo CRUEL. Nessa organização, Thomas reencontra um antigo companheiro de Clareira e novo aliado na luta contra o CRUEL.
Opinião
Antes de começar a ler a série, eu li algumas resenhas de todos os livros e acabei me deparando com muitos comentários frustrados com o fim da série por motivos de achar fraco.
Achei o final digno de uma série com o foco mais cientifico do que de uma distopia no modelo de Hunger Games e Divergente. Acredito que o fato da decepção seja mais por esperarem algo grandioso, o que realmente admito que não foi o caso. Apesar disso ainda é um livro excelente, acho que o mais gostei da trilogia e recomendo. o//

Extras (TEM SPOILERS NIVEL+++)
Apesar de muitos não terem gostado e achado o final decepcionante, não acredito que o final poderia ser diferente. O livro trata de uma doença incurável e uma organização obcecada com uma possível cura. O motivo do desespero do CRUEL pra fazer qualquer coisa por uma cura fica mais claro no fim, quando é revelada a condição do Janson.
Outro motivo de achar o final digno é que quando se trata de uma doença sem cura e que é contagiosa só existem duas opções: Estudos para a busca de uma cura, e o CRUEL falhou miseravelmente apesar de continuar insistindo por muito tempo ou Isolamento da minoria (doentes ou saudáveis). Por sorte, a única cientista que ainda pensava racionalmente, conseguiu salvar os Clareanos e garantir que viveriam pra não deixar a humanidade morrer.
Se pararem pra perceber as atitudes do CRUEL e do Janson, é notável que tudo o que ele faz, tem um tom meio insano e extremista, principalmente na reta final quando ele quer tirar o cérebro do Thomas. Mas isso não é só por estarem desesperados pela cura e sim por que o CRUEL também já estava contaminado e eles também queriam a cura não importa o que custasse. De qualquer jeito, eles não tinham nada a perder.


9 comentários:

  1. De acordo com a sinopse, parece ser muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia a série, mas não sei se o leria nesse momento. Estou um pouco cheia de ler distopias, mas gostei da sua resenha. Você pontuou o que julgou mais relevante nesse livro, inclusive sobre os personagens. Primeira vez que leio uma resenha desse livro e já gostei dela.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oiiie,

    Não conhecia nem a série e nem o autor. Que medo de ficar dentro de uma caixa kkk Acho que agra nesse momento não leria essa série (tenho que tudo de uma vez se não fico louca de curiosidade), mas quem sabe mais pra frente. Vou anotar a dica.

    Beijs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. tô pra ler essa série há tempoooooos e nunca consigo. Espero que ano que vem eu consiga ler, mesmo que tenha preguiça. Haha me deseje sorte. <3

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bbbeemm!?
    Bom, eu quero muito ler a série toda e até hoje só li o primeiro T_T Confesso que li sua resenha com pulinhos, porque tava com medo de pegar muitos spoilers, mas li todo o parágrafo sobre ser o melhor livro da série até agora, mas não entregar tudo o que esperamos... Bem chateada, mas ainda assim quero ler tudo!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  6. Oi Tahiz,
    Gata infelizmente não li sua resenha por conta dos spoilers.
    Agradeço pelo aviso :)
    Eu quero muito ler essa série, inclusive a tenho o box aqui na estante.
    Amei as adaptações mesmo imaginando que eu vá encontrar 1001 diferenças.

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  7. Oi Tahis!
    Nunca tive curiosidade de ler essa série, acredita? Sei que a galera ama, já teve filme... mas ainda não bateu aquela vontade de ler.
    Que bom que vc gostou do final (sim, eu li a parte dos spoillers, já que não tenho intenção de ler o livro - rs). Se foi coerente com a série, isso que importa!
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li os primeiros, portanto não li a resenha para não pegar spoilers. Mas que bom que gostou da leitura! Espero gostar também :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Amiga, esse “vou ler só mais um capítulo” me mata, hahahaha.
    Mas, se liga, é muito complicado pra mim, eu fiquei boiando, vi pedaços do primeiro filme, apenas. Então não sei nem o que é o CRUEL. Mas gostei bastante da tua satisfação com o livro, sinal de que ele é realmente bom.

    HAhaha
    Bjs Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!