Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

#Resenha - Quando o vento Sumiu - Graciela Mayrink


Quando o Vento Sumiu
Graciela Mayrink
L&PM Editores


Sabe quando um livro te pega e você não consegue largar? Pois bem foi exatamente assim que aconteceu com o livro "Quando o Vento Sumiu" da autora nacional Graciela Mayrink, publicado pela editora L&PM Editores. O livro é uma fofura, você lendo a sinopse pode pensar que é só mais um livro de romance e tal até clichê, mas você se engana e muito. Eu participei de uma tarde muito gostosa de bate papo com a Graciela e os autores, Tammy Luciano, Chris Melo e Mauricio Gomyde, onde pudemos conhece-los melhor e saber sobre a carreira e os livros de cada um. Uma tarde bem gostosa.
E lá mesmo enquanto o evento não começava fui lendo "Quando o Vento Sumiu" e fui me envolvendo com os personagens e olha que foi difícil me desgrudar do livro depois do evento, só desgrudava porque tinha outras coisas para fazer, mas quando pegava lia sem parar querendo saber mais e mais.

    O livro começa já no presente, onde Suzan encontra Renato em sua viagem a Berlim e esse encontro trás lembranças de sua amizade com Renato e Mateus. Esses três eram melhores amigos e estavam naquela fase de descobrimento, amadurecimento, carreiras e estudos e até problemas familiares.
   Através das lembranças vamos conhecendo cada detalhes dos vidas dos personagens na época em que eram amigos. A amizade que começou no colégio e se estendeu até a faculdade é forte, apesar de serem bem diferentes e personalidades fortes. Renato, um cara tranquilo que não estava preocupado com nada a não ser pegar ondas, Miguel muito maduro que viu a sua vida e a da sua mãe ser totalmente mudada da noite para o dia e com isso amadureceu muito rápido, sempre estudioso e responsável, sabe o quer da sua vida, Suzan, é estudiosa, carinhosa e uma romântica que não esconde de ninguém o que sente por Renato, só ele mesmo que não percebe e a ver como uma amiga até uma irmã.
   A história nos apresenta um pouco de cada personagem, mas o foco é mais na vida de Suzan e de sua família. Sua mãe sabe dos seus sentimentos por  Renato e insiste que a filha deve investir mais nesse amor, tudo porque Renato é rico e herdeiro de uma grande construtora, mas Suzan ta caindo na real que Renato não quer nada com ela e depois de mais uma festa onde ele está com outra garota, ela decide esquece-lo e acaba ficando bêbada e sendo levada pelo fofo do Mateus, que a leva para sua casa, e os dois ou somente a Suzan percebe que quase rolou alguma coisa lá, mas ela estava meio alta devido a bebida e decide tentar esquecer, mas depois de um conselho da mãe de Mateus, Dona Eulália (mãezona), Suzan abre os olhos e percebe que tem uma pessoa que sente exatamente por ela o que ela sente por Renato.
  Mateus foi um dos meus personagens favoritos, um cara que teve sua vida mudada devido a uma ambição de seu pai, de uma vida estável ele passou a ter uma vida bem complicada assim que seu pai foi preso, Mateus era um adolescente e teve que crescer e amadurecer e ajudar a sua mãe pois com a prisão de seu pai eles ficaram em uma situação não muito boa. Sem contar que Mateus teve de escutar coisas sobre seu pai que não é agradável e deixa qualquer um pra baixo e incomodado. Mas sabe levar a vida, está focado em ser um engenheiro de sucesso, muito dedicado e um ótimo aluno, que está estagiando na empresa do pai do seu amigo Renato, Mateus tem um futuro promissor. Mas no quesito, coração, ele está mal. Ver uma pessoa que você gosta e está apaixonada por ela e ver o quanto ela sofre por outra pessoa que não corresponde essa paixão é tenso né? 



   Depois da situação que passou com seu pai preso, e começar a sua vida sem um pai presente ele terá de lidar com a situação de ter o seu pai voltando para a sua vida e a da sua mãe, tudo que ele queria era continuar sua vida, terminar seus estudos e crescer profissionalmente, mas com o seu pai preste a ser solto, seu mundo vira de pernas pro ar, pensando que irá passar por tudo o que passou quando ele foi preso. Mas Mateus tem seus amigos e irá contar com a ajuda e apoio deles.
 Quando o vento Sumiu é um livro leve e muito gostoso de ser lido com capítulos curtos e muito bem escritos, você nem percebe as páginas passarem de tão envolvida que fica na vida desses amigos. Um livro com assuntos simples porém um pouco difíceis ainda mais quando estamos naquela transição de adolescentes para adultos, e vemos isso com esses três amigos. Graciela soube conduzir muito bem todos os personagens e suas tramas, não deixou nada solto, tudo ali ficou muito bem estruturado e satisfatório. Meu coração ficou acelerado com o final e fiquei com lágrimas nos olhos e gente, eu quase dei um treco, a autora me deixou desesperada rs' mass... o vento sempre muda de direção.
  É um livro sobre amizades, sobre amor, sobre o rumo da nossa vida, sobre nossas escolhas e como elas influenciam na não só a nossa vida mais a das pessoas a nossa volta. Os personagens são muito bem desenvolvido, e acredito que podemos nos identificar com certas situações, eu já fui igual a Suzan e é uma coisa horrível e senti o que ela estava sentindo. Eu me conectei com esses personagens e amei cada um. E o que falar dessa capa maravilhosa, está uma fofura essa capa, e tem tudo a ver com a história, amei essa capa. Sem dúvida entrou para a lista de favoritos e quero muito ler mais livros da autora. Super recomendo!!! 



32 comentários:

  1. Eu já conheço a escrita da autora e imagino mesmo que esse livro deve ser maravilhoso. Sou uma grande fã do trabalho dela, mas infelizmente ainda não li esse livro. E é claro que depois de ler seus comentários, super positivos, vou tentar priorizar essa leitura.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Estou com um livro da autora há um tempão na estante e sempre acabo deixando para depois :(
    Mas pelo que acompanho das resenhas sobre o trabalho dela, os livros são bons e este pelo visto não é diferente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Puxa se livro for tão gostoso assim de ler como sua resenha que deixou transparecer sobre ser uma leitura leve, gostosa e apaixonada estou perdendo tempo por ainda não ter lido. Olha que romance não é meu ponto forte mas essa história me cativou.
    Parabéns pela sua resenha.
    BJ

    ResponderExcluir
  4. Tenho muita curiosidade pra conhecer a escrita da Graciele e acho que este livro seria uma ótima indicação para isso. A capa está vibrante e o enredo é bem interessante. espero poder conferir em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Podem me atirar pedras se quiserem, pois ainda não li esse livro! Olha que quero muito, mas ainda não tive oportunidade, quem sabe um dia e espero gostar também.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Tahis, tudo bem linda?
    Infelizmente ainda não tive oportunidade de ler esse livro, mas confesso que com sua resenha só despertou muito meu interesse, me senti envergonhada por ainda não ter lido.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Que capa mais linda! Não conhecia a escritora ou a obra, mas amei a resenha e fiquei curiosa!

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi
    Não conhecia a autora, mas adorei suas impressões.
    Gosto de histórias com vários personagens e problemas como esse livro tem. A capa está realmente incrível.
    Anotei a dica e espero ter oportunidade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Acho a capa desse livro magnífica mas até então não sabia qual era a trama dele. Li somente um livro da autora, do qual não gostei muito, mas adorei a forma como ela escreve e por isso, acho que darei uma chance á esse assim que possível pois sua resenha me deixou curiosa em relação aos personagens.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie, em primeiro lugar deixa eu dizer algo, em certo momento da resenha me vi confusa, porque você trocou o nome de mateus por miguel, então fiquei pensando que eram pessoas diferentes, mas depois percebi que não, então fica o toque para você mudar ehe. Mas agora falando do livro, essa é uma trama que me chama muito atenção e tenho uma grande vontade de ler, principalmente pela amizade forte entre os personagens e por mostrar o quanto é difícil amarmos alguém e esse alguém nem perceber. Pude notar também que no presente parece que eles se afastaram, então quero conhecer mais do porque desse afastamento. EM fim, adorei a resenha e espero poder ler logo

    ResponderExcluir
  11. É muito bom quando encontramos um livro que nos prende, não é?
    Pelo visto aborda um tema reflexivo que nos faz pensar sobre sentimentos oriundos da amizade, amor, caminhos e o rumo de nossas vidas. Pelo fato dos personagens serem profundos, já ganha um ponto no quesito emocional da obra.
    Parabéns pela publicação, Filipe Penasso - Pena Pensante

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Cheguei a ler um livro da autora e gostei bastante, a escrita dela é bem leve e fofa, né? Acho que eu ainda não conhecia esse livro, mas você conseguiu me deixar curiosa ao falar que a autora desenvolveu bem os personagens e amarrou todas as pontas. E a capa é linda ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Tahis,
    Sempre ouvi muitos elogios para as obras da autora, mas nunca li nada dela.
    Achei a premissa desse livro bem interessante. Gosto dessa temática de amizades e amores de todas as formas. Outro ponto que me intrigou foi a vida de Mateus ter mudado por conta de uma ambição do pai. Isso foi algo que sempre pensei, sobre como os pais podem mudar toda a vida de uma pessoa.
    Anotei a dica e espero gostar tanto da leitura quanto você.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá! Esse livro parece ser muito fofo, o mais bacana é que parece que mostra o amadurecimento dos personagens, como Suzan reconhece a paixonite por Renato como boba e pode querer sentimentos de verdade... Adoro isso em romances.
    Beijos.

    thehouseofstorie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Não conhecia o livro, mas ele parece ser uma fofura! Logo de cara já me simpatizei pelo Mateus e já torço para ele ficar com a Suzan. A história dele realmente deve ter grandes reviravoltas e ficar na mesma situação que a protagonista é horrível. Adorei a resenha e com certeza vou ler!
    Beijos.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. É bom demais quando um livro pega a gente de jeito, né? Nunca li nada da autora, mas já ouvi elogios à sua escrita. Você não é a primeira que se apaixona por um livro dela. Gostei muito da sua resenha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  17. Oi Tahis, linda dedicatória da autora. Essa capa já é lindinha neh... Eu não sou muito adepta dos romances românticos, mas gosto dessa temática mais adolescente que foca em assuntos que vão além do romance. Gostei dos personagens e fiquei bem curiosa para saber o que acontece nesse final tão emocionante. Bjs

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu adoro a capa desse livro, é a coisa mais linda. A premissa parece legal, eu adoro triângulos amorosos e livros juvenis como esse, que são leves e gostosos de ler, mas tenho um certo problema em relação à autora. Eu já li outro livro dela e não gostei, até abandonei a leitura no meio porque ela simplesmente não fluía. Então agora eu fico com o pé atrás em relação a outros livros dela... Talvez eu dê uma segunda chance à autora futuramente, mas no momento, eu deixo a dica passar.
    Fico feliz que você tenha gostado tanto do livro!
    Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Oi linda,

    Antes de mais nada Parabéns atrasado haha.
    Eu não sou muito apegada aos romances, mas gosto de ler alguns quando vejo uma empolgação genuína nos comentários de quem ler bastante esse gênero.
    O Título desse livro é bem cheio de significados e isso me fisgou de primeira e conhecendo o enredo através de sua resenha só confirmou minha vontade de conhecer essa obra.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jo!
      Obrigada por lembrar!
      Eu adoro romances e esse me ganhou logo nas primeiras páginas, é uma romance leve e muito gostoso. O nome é lindo e como você disse com significado. Espero que leia e se apaixone!

      beijos!

      Excluir
  20. Oi!!

    Não conhecia esse livro e por retratar um drama adolescente não me cativa, sei que é um preconceito literário mais toda vez que vejo que são essas crises de amor, trabalho, vida social, família me desanima completamente. Gosto de outros estilo literários, entretanto já me surpreendi com romances nessa linha, enfim obrigada pela dica mais não me sinto cativada ao ponto de querer adquirir a obra e ler. Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Um livro sobre amizade e amor é algo que estou procurando para ler. E ainda de uma autora tão fofa como a Graciela. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas vou anotar o título para não perder aqui e poder ler. GOstei muito dessa indicação!
    Bjks!
    HIstórias sem Fim

    ResponderExcluir
  22. Oi Tahis, eu tive a oportunidade de ler a prova desse livro e simplesmente amei a leitura, ainda não conhecia a escrita da autora e ela super me cativou, toda a dinâmica da história, a amizade as desventuras e por fim o final surpreendente, foi maravilhoso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá...
    Sua resenha me deixou muito instigada a ler o livro, a capa e muito fofa e eu ja conhecia a autora e sou fã de seu trabalho, espero ler esse livro o quanto antes por que ele parece ser muito bom...
    Beijocas...
    https://westfalllivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Realmente me parece um livro fofo, e que bom que vc teve essa oportunidade de ler, pq através de vc eu descobri sobre ele, achei super incrível a estória não vejo a hora de ler e ter minha opinião.

    ResponderExcluir
  25. Oi Tahis!
    Já li esse livro e ele é maravilhoso, entrou para a minha lista de favoritos! Quando eu comecei a lê-lo, passei pela mesma situação que você, simplesmente não conseguia largar. A leitura é bem leve e o final foi bem surpreendente, valeu a pena cada momento, e os personagens são muito bem desenvolvidos. Fico feliz que você tenha gostado!
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Eu já li algumas resenhas ótimas sobre os livros dessa autora, mas ainda não consegui ler nenhum deles... Quando o vento sumiu parece ser um livro fofo e que ao mesmo tempo traz motivos para reflexão, com certeza vou querer ler! Ah, acho essa capa uma graça ;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oii!!

    Eu não li essa obra ainda, mas é uma que pretendo conhecer.
    Gosto de livros que tratam amizade e o amor de uma maneira sutil. Outro lado legal, é que eu gosto de poder me identificar com personagens, acho importante.
    A autora acertou em diversos pontos.
    Gostei da obra.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Oi, flor.

    Eu já ouvi falar muito bem da escrita da autora, mas não conhecia esse livro. Vejo que o livro parece ser bem doce e fofo. Se eu não lesse sua resenha com certeza eu não teria vontade de ler o livro. Fiquei super curiosa em conhecer a obra! Amei o autografo e sua foto com a autora ♥

    Beijos,
    www.anebee.com.br

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia a autora, mas tinha visto o lançamento. Amei sua resenha, e me incentivou a querer adquirir o livro. Adoro romances fofos e corações nos olhos. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Sempre achei a capa linda, mas nunca peguei nem para ler a sinopse! Adorei! A trama é bem leve e fofa, mas inda trazendo bons valores!
    Eu já conhecia a autora pessoalmente na Bienal, mas nunca li nada dela, fiquei curiosa!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom?

    Confesso que ainda não conhecia o trabalho dessa escritora e fico abismada por isso. Esse é exatamente o tipo de livro que eu gosto e, pela sua resenha, eu vou adorá-lo. Adoro histórias de amor, mas que, acima de tudo, retratem amizade, sabe? Além disso, fiquei curiosa sobre a vida do Mateus e a sua família, quero logo saber o que acontece quando o pai for solto da cadeia e o que ele fez para ir para lá. Só para constar: já sei que vou me apaixonar pelo Mateus e ele também será meu personagem favorito <3 rs

    Obrigada pela dica ;)

    Beijos.

    http://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!