Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

#Conto - Além do que se vê + entrevista com autora Tayana Alvez

Oi gente, como vocês estão?
Estão gostado da semana Nacional no blog?
hoje venho trazer uma bate papo com a Tayana Alvez, nossa colunista aqui do blog e também uma aspirante a escritora. A Tay escreve, e já tive a oportunidade de ler um conto e um pouco do seu livro "Eu Quero Mais". E hoje vamos conhecer um pouco sobre a Tay e sobre sua escrita, sobre o gênero que ela escreve e tal.


A Tay, junto de outros autores estão com contos reunidos no livro "Psicopatas e outros Distúrbios" organizado pela Camila Deus Dará e publicado pela Young Editorial, que reúne vários contos, e eu tive oportunidade de ler o conto da Tay, que foi muito bom e bem desenvolvido.

O Conto - Além do que se vê - Tayana Alvez
Apesar de não ser de ler contos, gostei demais do conto da Tay, Além do que se vê é um conto bem gostoso e muito louco, uma história macabra e aterrorizante. Somos envolvidos por um mistério de assassinatos de jovens lindas, que instiga os investigadores. Não tem como falar muito sobre o conto, devido acabar soltando algum spoiler, mas posso garantir que é um conto muito bom, no final fiquei com aquela de, como não percebi? Um conto que via muito além, as vezes está ali, na nossa frente, mas não somos capazes de enxergar a verdade. A escrita da Tay é maravilhosa e bem direta, mas sempre com aquele suspense no ar. Adorei ler o conto e super recomendo. 


Fiz umas perguntinhas para a Tay sobre sua vida de escritora seus projetos e outras coisas, vem conferir!!

Tahis: Tay, como foi que você começou a escrever? como surgiu a ideia de escrever, um romance?

Tay: Quando eu tinha entre 18 e 19 anos precisava tirar minha adolescência do peito de algum jeito, escrevi um livro que contava a história de três melhores amigas no ensino médio, elas eram eu e as minhas melhores amigas, o livro fala muito de mim, dessas amigas e como mantivemos a relação por anos mesmo com toda a distância, mas na vida real essas minhas amigas nem se conheciam àquela altura, entretanto 60# das histórias do livro aconteceram em algum momento da nossa vida.
Escrevi esse livro na intenção de deixar para trás os amores e desamores e cultivar a trajetória da amizade. Essas duas meninas são minhas melhores amigas até hoje.
Depois disso com a leitura, conheci os blogs literários, me encantei por esse mundo e tem a Paola Aleksandra do Livros e Fuxicos como maior inspiração, criei o Let it Shine Blog para escrever resenhas literárias e com isso voltei a escrever, acabei começando a escrever textos autorais e de lá para cá foi um pulo para escrever livros.

Tahis: Você se inspira em alguém ou algum acontecimento na hora de criar suas histórias?

Tay: Eu me inspiro em tabus e músicas. Sempre que você ler algo meu, você pode me perguntar qual é a música daquele texto/conto/livro que eu vou te falar. E Se existe um tabu, quero escrever sobre. (Risos), e se possível, destabulizar.


 Tahis: Li um pouco de um dos seus livros e gostaria de saber como foi a criação dos personagens e da história, que é um romance bem intenso, fala sobre preconceito, sobre machismo, entre outras coisas, como foi o processo de escrita?

Tay: No início eu me sentia bem incomodada porque apesar de ser considerada por alguns como negra, por outros eu não sou e não queria ser "a branca que escreve sobre negros", sabe ? Não queria me apropriar de nada que não fosse "meu", mas depois de um tempo percebi que a história precisava ser contada, tanto pelo racismo, quando pelo machismo, é sempre bom lembrar que não é sobre o quão negra você é, é sobre ser negro numa sociedade eurocentrada e que a sua amiga feminista não é culpada pelo relacionamento abusivo dela. Diante desse plot, é muito claro para mim que eu escolhi contar a história porque ela era muito maior do que eu e meu colorismo.

 Tahis: Li recentemente, seu conto "Além do que se vê" que faz parte do livro "Psicopatas e outros Distúrbios" um livro de conto lançado pela editora Young Editorial, que é um conto sobre psicopatas e é bem louco, e é um conto bem
diferente do que você escreve, como foi escrever esse conto?

Tay: Foi uma delicia, brincar com a percepção do outro a algo que eu faço dentro do romance, fazê-lo num gênero tão fora da minha zona de conforto foi muito gostoso. Acredita que escrevi esse conto em meia hora? A ideia veio muito clara para mim, do início ao fim, estava pensando no que escreveria para o conto e começou a tocar a música - está vendo só, música - "Além do que se vê" e entendi ali o Q.I. Eu precisava fazer.
 Tahis: Como você vê o mundo literário hoje, vem crescendo e muito e a literatura nacional também, pretende publicar seu livro independente ou alguma editora?

Tay: No momento estou com um projeto para lançar na amazon independente, uma história de amor "nua e crua". O livro fala sobre o possível fim de um relacionamento quando o amor ainda existe e como o casal e as pessoas a volta lidam com a tentativa de reconstruir uma relação que sempre foi aparentemente eterna, mas com o passar dos anos, foi perdendo essa eternidade.
Sobre os meus outros dois romances, continuo trabalhando neles, melhorando, revisando... Quero publicar "Eu quero mais" por uma editora, não por achar que a autopublicação é menos digna, mas porque preciso que o mundo conheça essa história, que uma editora legitime a importância dela, que os leitores olhem para esses personagens e vejam o que eles vão encontrar dentro de si, às vezes a gente carrega preconceitos que nem imagina.

Tahis: Quais são suas referencias literárias, você lê de tudo pelo que sei, mas quais são as principais?

Tay: Se você me perguntar os autores que mais amo ler eles serão John Grisham () Coleen Hoover ( ) e Paulo Coelho ( ), então acho que minhas obras não refletem o que eu leio porque sou realmente muito eclética nesse quesito e sempre busco escrever sobre algo que nunca li, acho que os livros precisam acrescentar algo novo sempre, mas confesso que eu um dia olhei pra Coleen e disse: Quero criar personagens tão bons quanto os seus, olhei pro John e disse: Quero finais tão normais e naturais quanto os seus e olhei por Paulo Coelho e disse: Quero envolver as pessoas nas minhas histórias como você me envolve nas suas.

Então é isso pessoal, espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre a Tayana Alvez e mais uma vez suuuuuper recomendo o conto "Além do que se vê" que está no livro "Psicopatas e outros distúrbios" publicado pela Young Editorial, para adquiri o livro basta clicar aqui. 

2 comentários:

  1. Oi!!
    Eu adorei conhecer a Tay, gosto de contos com essa temática 😀 com certeza irei acompanhar os trabalhos da Tay.
    Bjo

    ResponderExcluir
  2. Amei a postagem, amei conhecer um pouco mais <3

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!