Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

#Resenha - Post Mortem - Patricia Cornwell


Post Mortem
Patricia Cornwell
Editora Paralela
♥ ♥ ♥ ♥

   Post Mortem primeiro livro que deu origem a Série Scarpetta da escritora Patricia Cornwell lançado pela Editora Paralela. Post Mortem é um livro policial, que foge um pouco do que estamos acostumados a ver geralmente vemos a história do ponto de vista de quem investiga os assassinatos, como policias e detetives. Mas nesse vemos a história do ponto de vista da Médica –Legista, Doutora Kay Scarpetta, o que achei já um diferencial da série, claro que ela conta com a ajuda dos demais, mas boa parte do livro vemos do seu ponto de vista.
   Em post mortem conhecemos Kay Scarpetta uma média legista muito conhecida na Virgínia. E  está diante de um assassino em série que vem assombrando Richmond e deixando a todos preocupados com o alto índice de assassinatos na cidade. 
O livro já começa com Kay atendendo a um chamado de um policial sobre a cena de um crime. Kay vai até a cena do crime e descobre que mais um assassinato contra mulheres aconteceu, já é o terceiro assassinato que acontece em Richmond, sempre nas sextas feiras na calada da noite. Mulheres são brutalmente assassinadas por um Serial Killer  que não deixa nenhuma pista para os policiais.
A doutora Kay Scarpetta terá de trabalhar arduamente junto de sua equipe para descobrir quem é esse assassino, e a única “pista” que ela tem, é um pó brilhante que é encontrado nas vítimas.  Como se não bastasse Kay ainda está sofrendo uma sabotagem, alguém está tentando sabotar a investigação e a prejudicar.   
A investigação está sob responsabilidade do tenente Pete Marino, um homem muito engraçado e que tira Kay do sério. Marino é um homem orgulhoso e acha que está sempre certo com suas suposições. Mas muito dedicado ao seu trabalho. Não mede esforços para ajudar.
Kay se junta a Pete Marino para descobrir quem é o assassino.  A vítima recente é Lori Petersen e foi encontrada morta pelo seu marido no quarto do casal.  E diante de mais um caso, eles começam a pensar se as outras vítimas tem algo em comum que atrai o assassino.
Kay é uma mulher independente e bem vivida, conhecemos também um pouco de sua vida pessoal. De uma família um pouco complicada, com uma irmã escritora que não da a mínima para sua própria filha, e cabe a Kay ficar com sua sobrinha, não que isso seja um estorvo para ela, mas a vida de Kay é imprevisível, passa horas no trabalho e sai sem saber a hora que irá voltar. Deixando sozinha do mesmo jeito. Apesar de ter um certo romance no livro isso não é o foco do livro, já que Kay é uma mulher divorciada e não quer ter novamente a experiência de uma homem em sua vida permanentemente. Kay é muito dedicada ao seu trabalho, muito tendo tempo para ela mesma.
O livro é muito bem detalhado, uma coisa bem legal foi a evolução dos métodos de investigação, em caparação com o que temos hoje. O livro foi lançado em 1990 naquela época era um pouco difícil de descobrir certas coisas, e percebemos o quanto evoluímos. Com tantos detalhes, tanto da vida pessoal e profissional, as vezes a leitura ficava arrastada, e em outras vezes, as coisas acontecem muito rápido que se não prestar atenção você acaba se perdendo. Os personagens são ótimos, cada um com sua personalidade forte, Marino é uma figura, mas muito inteligente, apesar da implicância de Kay com ele, ela não pode negar o quanto ele é dedicado no que faz. A história também deixa claro o preconceito dos homens quando uma mulher está a frente de algo.
   Post Mortem é um livro bom,  eu sou fã de livros policiais e quando li a sinopse desse livro fiquei louca para ler, a única coisa que me incomodou foi a leitura arrastada como disse antes. O final também me deixou um pouco decepcionada, esperava mais. Enfim, recomendo para quem gosta de livros do gênero e pretendo ler os outros livros da série Scarpetta.

Um comentário:

  1. Não conhecia o livro e nem a autora, parece interessante.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!