Filme: Extraordinário

Leia mais

Resenha - Uma Nova Chance ao Amor- Mila Maia

Leia mais

Resenha- P.S Ainda Amo Você - Jenny Han

Leia mais

#Resenha - Antes Que Eu Vá - Lauren Oliver



Antes que eu vá 
Lauren Oliver
Editora Intrínseca


Antes que eu vá é aquele livro típico de adolescentes, com um grupo de garotas populares que arrasa com todos. Mas, engana-se quem vê o livro assim, a história é bem reflexiva, posso dizer que não foi minha favorita, mas nos faz refletir bastante.

A história é narrada por Samantha Kingston, uma menina popular, bonita e tem o namorado mais desejado da escola Thomas Jefferson. Com as melhores amigas Lindsay, Ally e Elody, os dias dessas meninas são perfeitos e cheios de futilidades, sempre reparando nos outros ou constrangendo outras meninas. Mas o dia mais importante para essas meninas é o dia 12 de fevereiro, dia do cupido, o dia favorito de Sam, mas também é seu último dia viva.
   Sam é uma menina fútil, e isso me deixou bem desanimada com a leitura, ando meio saturada de gente fútil tanto na vida real quanto nos livros rs' - Sam, é maldosa, assim como suas amigas, sempre se achando superior aos outros, com brincadeiras de mal gosto, sempre constrangendo alguém, o famoso Bullying, mas que para quem pratica é bem normal. Fico me perguntando como isso parece normal, constranger o outro, achar graça em ofender o outro, isso é meio perturbador, e são esses motivos que me fez odiar a personagem, nas primeiras 150 páginas, ficava ali tentando digerir tudo aquilo que acontecia na escola Thomas Jefferson e como algumas pessoas se deixam levar por certos grupinhos populares.
  Mas, o dia 12 acaba sendo o último dia de vida de Samantha Kingston e ela recebe a chance de reviver aquele dia, não somente uma vez, mas sim sete novas chances, chances de concertar certas coisas, chances de avaliar certas atitudes, chances de fazer a coisa certa, chances de ser uma pessoa melhor.
  A cada chance, ela revive o dia 12 repetidamente, e a cada vez, tenta fazer algo diferente,algo que vá de alguma maneira salva-lano final da noite. Confesso que nos primeiros dias nada mudou, continuei achando a personagem fraca e sem nenhum senso, continuava com as mesmas futilidades, mas lá para o quinto dia, comecei a perceber certa mudança, um crescimento na Samantha. 
Mas antes que comece a me acusar, permita-se fazer uma pergunta: o que fiz foi realmente tão ruim? Tão ruim que eu merecia morrer por isso? Tão ruim que eu merecia morrer assim? O que fiz foi realmente tão pior do que o que todo mundo faz? É realmente muito pior do que o que você faz?
 A Sam a cada dia, começa a perceber que suas amigas não são perfeitas, que possuem defeitos, mas também qualidades, e que ela pode ajuda-las de alguma forma a perceberem isso. A amiga que mais chama a atenção de Lindsay, que tem a aparência de durona, perfeita que todas seguem ali, fielmente, mas que possui um grande segredo e que parece ser a resposta para certos acontecimentos.
  Todo dia Sam aprende e percebe alguma coisa que deixou passar, ver seu crescimento foi algo maravilhoso, ver como pode ser uma pessoa boa, uma pessoa que se preocupa com os outros e que quer fazer as coisas darem certo, foi algo maravilhoso. Uma parte que me tocou, foi quando ela percebe as pequenas coisas ali com a sua família, a sua mãe que mesmo com a distância e frieza de Sam, sempre pergunta se ela não quer tomar café com eles, também a forma como ela passou a prestar atenção na sua irmãzinha, Izzy que diga-se de passagem é uma fofura. 
  Destaque também para Kent McFuller, um amorzinho rs' - amigo de Sam quando eram mais jovens, mas depois se afastaram, e nesse dia Sam tenta entender o que levou a se afastar de Kent, e também percebe algo que poderia ter bem antes desse dia 12, como Kent é atencioso e carinhoso com ela. A princípio pensamos que Kent é só mais um que foi vitima de Sam, mas vemos que ele é fundamental para a história.
  Eu já estava com o pensamento negativo sobre esse livro, como ele não era nada do que eu estava esperando,imaginei uma coisa e estava lendo outra, mas a autora me surpreendeu, uma história que demora a te conquistar, mas depois te ganha fácil. É um livro bom, com uma grande reflexão, sobre a vida, sobre nossas escolhas, sobre quem nos somos, se estamos orgulhosos de nós mesmo com nossas atitudes.
  Enfim, Antes que eu vá, não entrou para a lista de favoritos, também não me emocionei como li em algumas resenhas, mas ele me tocou de alguma forma, me ensinou me fez refletir e isso é algo extraordinário quando o livro nos proporciona. Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Lauren Oliver, apesar de ter o livro distópico, Delírio, aqui na estante, mas resolvi começar por esse e foi maravilhosa a experiência. 


Algumas coisas se tornam lindas quando você realmente olha.

21 comentários:

  1. Oiiie

    Eu também não curto muito personagens fúteis. Acho que dessa vez passo a dica :( Adorei a resenha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      São bem chatas mesmo, mas o mais legal é ver como vão crescendo, né? Vale a pena conferir!

      beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oiiii Tahis tudo bem?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha menina, por mais que a personagem tenha sido fútil, eu fiquei bem animada para realizar a leitura, gosto de um suspense e terror psicológico, muito que dizem.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Morgana!
      Que bom que gostou flor, personagens fúteis nos estressam, mas foi muito bom ver o seu progresso, espero que possa conferir!

      beijo e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Faz um bom tempo que quero ler este livro, mas não consegui ainda. Que bom que mesmo não se emocionando tanto como outros leitores, o enredo te conquistou do mesmo jeito.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Pois é, li muitas resenhas emocionantes sobre, mas não senti isso tudo, foi algo bom ver o crescimento da personagem e ver como suas escolhas influenciam na vida dos outros, espero que possa conferir em breve essa história.

      beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Oi Tahis! Personagens fúteis também me dão nos nervos. Mas adoro ver o progresso de personagens! Deve ser um livro bem interessante neste ponto, vou ficar com a dica. :)

    ResponderExcluir
  6. Oie Thais

    Eu li esse livro no inicio do ano e também me surpreendi.
    Achei bem entendinte no começo ,mas conforme a Sam amadurecia acabei começando a me apaixonar pelo livro assim como você disse
    Realmente não é um livro incrivel ,mas bota a gente para pensar

    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  7. Confesso que já tentei ler esse livro a algum tempo porque todos elogiavam ele maravilhosamente, mas confesso que para mim não funcionou, eu nem consegui completar a leitura algo em mim me dava agonia de ler ele, mas vai ver era comigo. Fico feliz que tenha ido até o fim, isso que importa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu li esse livro a muito tempo em ebook e nem lembrava mais dele. Acho que também não gostei da leitura, senão teria lembrado dela não é mesmo... rs
    Gostei da sua resenha, bem honesta!
    Não é um livro que eu releria....

    beijinhos

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. OI, Tahis!
    Seu blog é muito lindo!
    Sabe que quando abri o post, pensei que era sobre o livro - Menina Má? (rsrsrsrs). Eu sei que as histórias não tem nada a ver uma com a outra, mas ligeiramente olhando parece ser a mesma capa, com o rosto numa nova posição e sem aquelas cicatrizes da outra capa... kkkkkk
    Acredito que não vou ter tempo de ler mais nada novo esse ano, mas estou anotando para ler na sequência! Abração,
    Drica.

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não é algo que eu leria no momento, mas gosto dessas histórias em que a personagem recebe novas chances de mudar, e que começam a ver as coisas de outra forma.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem? Amei sua resenha! Tenho lido comentários bem positivos sobre esse livro ultimamente, acho que por conta do filme que saiu esses dias. Eu detesto personagens mimadas e arrogantes, mas me interesso pela premissa do livro, então acho que darei sim uma chance a ele :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Tenho caso de amor e ódio por personagens futeis, as vezes amo, outras vezes odeio, porem amei a resenha linda que foi essa, mas de qualquer forma o livro em si nao me atraiu tanto, quem sabe em algum futuro eu leia.

    ResponderExcluir
  13. Oi Tahis, sua linda, tudo bem?
    Ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi o filme e gostei muito. Acho que essa mensagem de aprendermos a ser pessoas melhores é muito linda e sempre atual, pois estamos sempre errando. Tenho muita vontade de ler o livro também. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Tahis,
    Esse livro está sendo muito divulgado por causa do filme. Ainda não tive tempo de ler, mas mesmo parecendo ser uma história simples me sinto bem com a mensagem de que ela deixou de ser essa pessoa egoísta e mudou, fez alguma coisa para reparar seus erros. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oie
    nossa, eu simplesmente amo esse livro, faz alguns anos que li mas ainda continua sendo um dos meus favoritos. Vi o filme recentemente e sinceramente, esperava um pouco mais, achei ele bem mais ou menos pelas atuações e personagens

    beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro ainda mas confesso não ter sentido grande curiosidade com ele...

    Que pena que não era bem o que esperavas e que demoraste a adaptar-te, mas acho ótimo que tenhas aprendido algo com ele!!

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Oi.. Tudo bem??
    Apesar de ser, como você disse, uma história que nos faz refletir, não curto muito o gênero.. rsrs
    Passo a dica.
    Bjoo

    ResponderExcluir
  18. Olá...estou doida pra ler essa obra. Gostei muito da premissa e da sua resenha, parabéns!

    Abraços

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!