Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

#Sarah Dessen é isso tudo mesmo?

 Olá pessoas, tudo bom ?

Eu sei, eu sei... Tenho estado ausente!
Acredito que qualquer dia eu farei um post me explicando, mas esse dia não é hoje, nesse domingo lindo quero liberar um post que escrevi há mais de um mês, mas não pude liberar por inúmeros problemas, espero que essa resenha toque o coração de vocês tento quando esse livro me tocou!

***

Sao 02:55 da manhã no horário de Dublin e eu acabei de ler um livro. 
Depois de alguns meses sem ler um mísero conto, terminei um livro com mais de 400 páginas e me pego chorado, não exatamente aqueles rios de lágrimas, mas aquelas lágrimas de "que bom que é assim que acaba".

Eu não sei vocês, mas particularmente, não gosto de livros muito previsíveis, não leio muitos YAs por causa disso e minha autora do gênero favorito é a Colleen Hoover, então fica claro aqui que gosto de finais inesperados ou de grandes plot twists, certo?
Mas, era meta do ano ler Sarah Dessen e por Deus EU AMEI ESSA MULHER!
Uma escrita fluida e envolvente que descreve demais sim, demora demais pra chegar ao ponto principal sim, mas tudo isso para te conectar ainda mais com a personagem principal. Obrigada por me fazer entender cada pedacinho de McLean, Sarah, isso fez toda a diferença no livro.



Com uma construção de personagens cativante e um desenvolvimento de seus protagonistas mais envolvente ainda, "O que aconteceu com o adeus", nos apresenta McLean Sweet, ou Liz Sweet, ou LizBeth Sweet... Seja lá o nome que a escolher no momento que alguém a perguntar "Qual é o seu nome?" pela primeira vez na cidade que ela estiver morando.



Calma, eu explico.

Após um início de vida perfeito, em uma família perfeita e com todas as áreas da vida aparentemente no lugar, McLean encara um intenso e traumático processo de divórcio de seus pais, que mais a frente se tornou seu processo de guarda.

Tudo inesperado demais e rápido demais.

Sabendo que a mãe tinha traído e trocado o pai pelo novo treinador do time de basquete que o pai era fã de coração - tão fã que "McLean" foi uma homenagem a um antigo e importantíssimo treinador de tal time - a garota toma as dores do pai e rejeita a mãe de todas as formas humanamente possíveis. Por conta disso, ela escolhe morar com o pai quando o processo de guarda chega nesse ponto. Seu pai por sua vez, assume um trabalho que exige que ele se mude pelo menos 2 vezes por ano, e por isso McLean se muda para a sua quinta escola em dois anos e meio.

Um vida nova a cada semestre nos dá a oportunidade de ter... Exatamente isso, uma vida nova a cada semestre, então McLean inventa um personagem de acordo com o lugar que está, o que começa por um nome e passa por toda a construção de quem ela é, do que gosta de fazer, comer, vestir...

Entretanto, as coisas saíram um pouco de controle após a chegada da garota e seu pai em Lakeview, a falta de domínio da situação, um vizinho misterioso que se esconde no porão de um antigo prédio, os inúmeros conflitos com a mãe perfeita e rica e sua nova família - Sua mãe não tinha apenas traído seu pai, ela tinha se casado novamente e tido outros dois filhos - e a eminente erupção  do vulcão de sentimentos que até então McLean tinha conseguindo manter sufocados dentro de si para o bem de todos, deixam a "personagem da vez" de McLean por um fio.

E se pela primeira vez em anos a única coisa que ela desejasse fosse ser ela mesma ? 
E se a única coisa que ela quisesse fosse se fixar em um lugar ?

Esse livro é um jovem adulto que vai tratar sobre questões de identidade, conflitos adolescentes e o meu assunto favorito, como a vida de um casal não define a relação de cada indivíduo desse casal - ou ex-casal - com o seu filho. 

Narrado com maestria em primeira pessoa "O que aconteceu com o adeus?" vai te fazer sentir tudo o que a protagonista sentiu e te dar o um misto de emoções e um enorme peso, de amor e de dor durante a leitura, com um romance bem desenvolvido que em nenhum momento tem a pretenção de ser a coisa mais importante da história e uma linda lição sobre laços de amizade, esse livro pode te fazer sorrir e chorar ou nem tanto, mas certamente vai deixar seu coração quentinho no final.

Amém, Sarah Dessen.


8 comentários:

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!

    Que ótimo que o livro te tocou tanto e que e narrado na primeira pessoa (adoro quando isso acontece!).

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Achei interessante a postagem e que bom que de certa forma a autora conseguiu te prender com sua narrativa.
    Não li nada ainda da Sarah mas tenho alguns ebooks comprados que pretendo encaixar na minha meta de leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  3. Oii tudo bem?
    Realmente eu não conhecia a obra e nem a obra, gostei muito de saber a sua opinião. mas não é um genero que eu aprecio muito, mas gostei de conhecê-la.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Thayana!

    Tudo bem? Eu tenho três livros dela aqui pra ler e ainda não peguei. Sempre vejo todo mundo super elogiando os livros dela...

    Gosto da premissa desse livro por trazer esse debate sobre questões de identidade, quem realmente somos e, principalmente, a individualidade dentro de uma relação (às vezes é bem fácil de perder isso!).

    Pretendo ler esse livro em algum momento, mas agora eu quero fazer as leituras dos três dela que tenho.

    Beijinhos
    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Ainda não conhecia esse livro ou a autora, mas que legal saber dele. Não sou o maior leitor do gênero e confesso que, somente pela sinopse, não sei se procuraria lê-lo. Saber a tua opinião foi que me deixou com vontade de ler.
    Até mais o/

    ResponderExcluir
  6. Já conhecia o livro, apesar de não ter lido. Acho que cheguei a ler um livro da autora, e se não estiver trocando os nomes, eu gostei. Este eu acabei não me interessando tanto.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu amo livros YA, mas admito que tenho me cansado um pouco das histórias previsíveis. Porém, já tive a oportunidade de ler um livro da Sarah Dessen, Uma canção de ninar, e me encantei com a escrita dela.
    Ainda não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou muito curiosa para ler. Adorei os temas que ela abordou na obra e saber que a autora consegue fazer o leitor sentir tudo que a protagonista sentiu. Amo livros que trazem esse tipo de conexão do leitor com o personagem e isso me deixa muito animada para realizar essa leitura.
    Amei a dica e, com certeza, vou querer ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Eu não costumo ler YA, mas uma das minhas metas é começar a ler esse ano de 2018, já escutei maravilhas sobre essa escritora e não sabia muito sobre ela nem sua obra, eu super entendi você nesse post, as vezes um final muito previsível acaba com a magia do fim do livro. Faz um post indicando seus livros de YAs preferidos.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!