Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

#Resenha - O Ódio que Você Semeia - Angie Thomas




Pensa em um livro que logo nas primeiros capítulos te dá aquela tapa na cara, mas aquele tapa na cara bem doído. Esse livro é "O" livro, que todos deveriam ler, uma história tão verdadeira, infelizmente, uma história que nos faz refletir tanto, sobre nós, sobre o que semeamos, na nossa vida, sobre o semeamos de bom nesse mundo tão ruim em que vivemos.

   Em O Ódio que você semeia, conhecemos Star, uma jovem negra, que assim como muitos negros enfrentam todos os dias a discriminação. Star e seu amigo de infância, Khalil, estão em uma festa quando decidem ir embora, e na estrada são parados por uma viatura da policia, uma coisa que seus pais sempre ensinaram a Star era como se comportar quando diante de um policial: sem movimentos bruscos, mãos onde ele possa ver. Não somente ela aprendeu como seus pais passam isso para seus outros irmãos. É algo que uma criança deva aprender logo de cara?  Mas, infelizmente essa é a realidade de Star e das pessoas de seu bairro. 
  Ao serem parados pelo policial, Khalil faz uma movimento errado, que fez  policial interpretar que ele fosse fazer algo contra a sua vida, e acaba assassinando Khalil na frente de Star, por puro preconceito com dois jovens negros, achando que iriam lhe fazer algum mal. A morte de Khalil abala demais a vida de Star, sendo a única testemunha, sendo seu melhor amigo ali morto por uma "suposição", morto por um policial branco.


"Já vi acontecer um monte de vezes: uma pessoa negra é morta só por ser negra e o mundo vira um inferno"

  Após a morte de Khalil, Star passa por situações que não deveria passar. Vivendo em um bairro onde gangues vivem em conflitos, seus pais trabalham dia e noite para darem o melhor para ela e seus irmãos. Star vivem em dois mundos, a Star do gueto e a Star da escola particular, onde estudam pessoas de classes sociais melhor, pessoas brancas, nesse mundo a Star cheia de gírias, estilo com seus tênis maneiro, se segura para não deixar esse lado aparecer diante de seus amigos ricos, uma coisa que acaba a deixando exausta, ainda mais com a morte de Khalil, parece que de alguma forma ela o está traindo, traindo de onde vem, traindo a sua cor, mas isso é puro medo, medo da descriminação, medo de ser deixada de lado, medo dos julgamentos, O Medo paralisa as pessoas, a deixam confusa e inseguras.
   Diante da morte de Khalil, Star vive um misto de sentimentos, luto, raiva, sede por justiça, se senti ameaçada, frágil, insegura entre tantas coisas, e sendo a única testemunha do crime, está em suas mãos fazer justiça pelo assassinato de seu melhor amigo, mas para isso Star tem de ser forte e usar a sua voz para todo o mundo ouvir o que realmente aconteceu naquela noite e o que realmente o policial Um-quinze fez.
   O ódio que você Semeia, é um livro com uma história realista, a verdade nua e crua. A verdade de um sistema que só favorece os brancos, um policial branco será condenado por matado um negro? A realidade de muitos jovens negros que só pela cor da sua pela são julgados e discriminados. A autora nos passa de uma forma simples a realidade de jovens que são assassinados diariamente por policiais que matam primeiro para depois perguntar (uma coisa estranha, mas que só funciona na cabeça deles).



  A autora nos faz refletir sobre esse ódio que é semeado nas pessoas. De onde vem esse ódio só pelo fato de a cor da outra pessoa ser mais escura? O que isso interfere na vida das pessoas, todos nós somos iguais, independente de cor, de religião, de tudo.  No decorrer dessa leitura fiquei pensando nesse nossa geração, como o ódio tem falado mais alto, gente,é um coisa horrível. Parece que o ódio vem sendo semeado com muito mais força nos lares, tudo hoje é matar, tudo hoje é para resolver na base de briga e discussões.  O preconceito se aprende lá quando ainda é pequeno, e vai sendo passado de geração para geração, hoje as pessoas não se policiam no que falam diante de crianças, aí aquela criança já vai crescendo ouvindo tanto ódio nas palavras e quando menos se espera, já está sentindo ódio de uma coisa só porque aprendeu que deveria sentir tal ódio por tal coisa.
   O Ódio que você Semeia nos mostra que o ódio vem de uma sociedade que diminui uns aos outros e grande parte dos que são diminuídos são negros e pobres, por sua cor, sofrem por não receber os devidos cuidados, apoio, oportunidades de uma sociedade preconceituosa, que aprende desde pequeno a odiar uns aos outros, mas até o momento que esse ódio se voltando contra ele.
   Tinha muito tempo que não lia um livro tão forte assim, Star representa muito bem os negros que são oprimidos, que são diminuídos, mas também representa a voz que precisa ser levantada, Star soube usar a sua maior e melhor arma, sua voz, isso ninguém pode tirar de nós.

" Esse é o problema. Nós deixamos as pessoas dizerem coisas, e elas dizem tanto que se torna uma coisa natural para elas e normal para nós. Qual o sentido de ter voz se você vai ficar em silêncio nos momentos que não deveria?"

   Livro de estreia da autora Angie Thomas, veio para ficar na cabeça pelo resto da vida, com uma história jovem, repleta de ensino, sobre um cultura rica, mas que é olhada com olhos de raiva e desprezo. A narrativa de Angie é maravilhosa, a autora sabe prender a atenção do leitor, sabe conquistar, e sabe transmitir muito bem os sentimentos contidos na história. Impossível não se envolver completamente com a luta de Star, não sentir tudo que a jovem passa. Um livro que deve ser lido e trabalhado nas escolas com toda certeza e cara, um livro que deve ser adaptado para os cinemas.  Super recomendo a leitura!
     

   

20 comentários:

  1. Poxa! Esse livro parece ser muito bom mesmo, adorei a premissa, e entrar na pele de personagens assim, faz vc mudar um pouco por dentro, né? Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      E como faz mudar, é um livro que todos deveriam ler! Recomendo demais! bjs

      Excluir
  2. Nossa! Adorei sua resenha!
    Eu já estou de olho nesse livro a algum tempo. A premissa é incrível e acho que é extremamente importante ler.
    Ótima dica!!

    Beijinho!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado! Esse livro é essencial hoje e sempre, a premissa é bem realista! Super recomendo! Está rolando sorteio dele aqui no blog, aproveite! beijos!

      Excluir
  3. Olá!! :)

    Eu confesso que adorei o livro! Li-o há pouco tempo e achei o máximo! Ainda bem que também gostaste!!

    Realmente, tem uma intensidade considerável, e consegue fazer-nos pensar sobre esse odio que a sociedade ainda semeia em muitos países...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse livro entrou para a lista de favoritos da vida! Muito bom saber que esse livro vem conquistando muito leitores, é de uma sensibilidade que está em falta hoje em dia! Obrigada pela visita! bjs

      Excluir
  4. Oiê! Que livro forte! Ele realmente poderia ser utilizado nas escolas e também concordo que uma adaptação seria maravilhosa. Vivemos em um tempo tão carente de amor... Que nós possamos ser mais cuidadosos com a forma como falamos e agimos para com as outras pessoas, que possamos semear amor ao invés de ódio.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabela!
      Esse livro é forte demais, precisa ser usado em vários lugares rs' precisamos espalhar mais amor e semear sempre! obrigada pela visita! beijos!

      Excluir
  5. Estou de olho neste livro e nas reflexões que ele trás, de como nossa sociedade se corrompe e propaga odio.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Nossa, eu já tinha interesse nesse livro sem nem ao menos saber direito do que tratava; agora que descobri o quanto a história é forte e a leitura essencial. Ver o amigo ser assassinado por um movimento errado... Não consigo nem imaginar. Com certeza quero conferir o enredo.

    ResponderExcluir
  7. Já quero ler! Esse blog, sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  8. Já venho lendo comentários desse livro desde que foi lançado e a cada nova crítica tenho certeza de ser um livro impactante no sentido do tema e das mensagens que ele transmite . Assunto delicado embora já batido ainda é alvo de tabus. Como tu mesma comentou sua leitura é um ta cara. Não entendo como se julga, maltrata, descrimina um ser só e simplesmente por sua cor. É tão absurdo e fundamento que não me entra, enfim quero muito ler e se n for pedir demais quero ganhar nesse baita sorteio.

    ResponderExcluir
  9. olá. eu quero usar esse livro este ano no projeto de leitura, estamos num momento delicado do país, onde as ideias pendem paro o neonazismo e no meio disso está a comunidade negra, os negros são os que mais morrem no Brasil, que têm menos acesso a condições de qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  10. Oieee
    ai meu deus que resenha maravilhosa, como eu quero esse livro, mais uma resenha que termino e rico triste por ainda não ter lido mas espero com certeza mudar isso em breve, o livro esta nos meus desejados como prioridade, espero amar e sua resenha me deixou com mais expectativas ainda

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Quero muito ler esse livro, já tem algum tempo. Gosto da premissa dele e dessa verdade nua e crua que mencionou, uma reflexão que devemos fazer. Tenho filho pequeno e concordo, ninguém se policia com o que fala perto dele e eu chamo mesmo a atenção de pessoas assim, perto do meu filho não. Adorei a resenha, só reforça minha vontade de ler e vamos ficar na torcida por um filme.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa essa foto com o livro ficou ótima! Parei um pouco para observar os outros livros tão bem arrumados ao fundo, adorei!

    Gostei muito do blog, muito bem organizado e limpo, com a resenha detalhada então...Acabei de conhecer e já vi que por aqui as resenhas são bem claras, o que facilita muito a vida do leitor ♥

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ainda não conhecia esse livro, mas já quero ler, adorei a resenha e fiquei imensamente curiosa em conferir o livro na integra, uma história forte e que todos deveriam ler, vou ler assim que possível!!

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu gosto muito quando o livro traz algum tipo de ensinamento e pelo visto, esse possui uma escrita bem marcante. Vou deixar anotada a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. É a primeira resenha que leio desse livro e gostei bastante!
    Gosto de leituras fantasiosas mas as vezes é bom ler um pouco de realidade, e acredito que essa é uma realidade muito próxima de todos nós. Acho que todo mundo tem pelo menos um amigo, um primo que seja negro. E o pior do preconceito é que ele vem de todos os lados e de todas as formas. Falo isso por causa do meu marido que é negro e é tido como um preto metido só porque quer ser e ter o melhor pra ele ao invés de aceitar qualquer coisa. É tido assim até mesmo por outros que são negros, acredite! Dai que eles mesmo tem preconceito ou medo, vai saber.. Talvez se achando incapazes de serem melhores. O povo colocou na cabeça que porque é preto tem que ser "peão" de obra, não pode andar bem vestido ou fazer uma faculdade. É lamentável! Mas vida que segue.. Só espero e desejo que um dia essas besteiras acabem, porque como voce disse, somos todos iguais! =D

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!