Top Indicação - Descobertas Maravilhosas

Leia mais

Na sua opinião, O Que Importa?

Leia mais

Resenha - Enquanto Houver Tempo - Paola Scott

Leia mais

#Resenha - Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes


Como Eu Era Antes de Você
Jojo Moyes
Editora Intrínseca 


Acredito que todos já sabem a premissa desse livro que foi lançado em 2013 pela Intrínseca aqui no Brasil, um livro que teve um grande destaque com sua história linda e triste ao mesmo tempo. E hoje venho conversar um pouco sobre as minhas impressões sobre esse livro.
  Como Eu era antes de você nos conta a história de Will Traynor um CEO e que tinha uma vida ativa, adoava praticar esportes e amava a vida que tinha. Em uma dia muito chuvoso, Will tem sua vida totalmente mudada após sofrer um acidente. Agora a realidade de Will é outra, preso em uma cadeira de rodas, Will ficou tetraplégico.  
 Também conhecemos Louisa Clark uma jovem inteligente, alegre que mora em uma pequena cidade com a sua família. Lou está desempregada, e  seu trabalho contribui muito para a família, já que seu pai está prestes a ser mandado embora da fabrica onde trabalha. Lou está a procura de um emprego e eis que aparece um para ser acompanhante de um deficiente, o trabalho é somente seis meses e um ótimo salario,então Lou irá conhecer Will. E são nesses seis meses que vamos acompanhar a evolução desses dois personagens que terão suas vidas totalmente mudadas.
  A primeira vista, Lou fica receosa com Will, já que ele é uma pessoa fechada que não dá espaço para Lou se aproximar, e ela acha que ele não gosta dela. Mas o que acontece é que Will está infeliz com sua vida e tenta afastar as pessoas ao seu redor. Mas Lou com a sua tagarelice irá conseguir entrar no coração de Will e fazer de seus dias, dias maravilhosos. Lou é uma pessoa simples, sempre divertida, querendo ajudar aos outros e esse seu jeito simples e carismático irá fazer Will deixar de ser esse ranzinza rs'
  Claro que Will tem seus motivos de ser esse ranzinza, sua vida foi totalmente mudada, ficar o dia todo todo dia sentado em uma cadeira olhando para o jardim sem poder fazer nada é no mínimo estressante, então eu entendo o motivo dele ser fechado assim, mas claro que tem algo mais nisso aí e conforme a leitura avança nós descobrimos  o seu segredo e ficamos com o coração na mão. 
   Esse livro é tocante, com um assunto bem delicado a autora consegue nos envolver e nos mostrar como é a vida de um tetraplégico e suas limitações. Nos faz vivenciar essa situação, e nos mostra como pessoas com deficiências pode viver. Jojo aborda o assunto com delicadeza e nos envolve na vida de Will, e muitas das vezes eu me pegava pensando, "e se fosse eu no lugar dele", é uma história emocionante, que nos mostra o certo e o errado, Will é como nós, só que depende dos outros para fazer tudo e é isso que o incomoda, depender dos outros, e sua saúde não é a mesma, com isso ele perde o gosto de viver e eu não o culpo por isso. Apesar de ser um assunto bem delicado, eu me coloquei no lugar dele, e entendo a sua escolha, claro que a Clark mudou a sua vida, deu mais cor a ela, mas não é o suficiente para ele.  Claro que tudo tem os dois lados, existem deficientes que se agarram a vida que tiram forças de tudo para continuarem a viver, mas cada um é de um jeito e cada um sabe das suas limitações. E eu sinceramente não culpo Will da sua escolha, pode parecer mesquinho, mas também não é mesquinho querer que ele viva nessas condições sendo que ele não está feliz? 
  Como eu era antes de você é um livro lindo, que cativa logo nas primeiras páginas, eu fiquei apaixonada pelos personagens, a forma como cada um acrescenta na vida um do outro. Will mostrou a Clark que ela é capaz que ela tem o mundo a sua volta para explorar, para viver e sair daquela cidade pequena e ser alguém. Clark com seu jeito alegre e espontâneo mostrou a Will que ele é capaz de viver, deixou seus  dias mais alegres, deu vida a seus dias escuros.
  A linguagem usada pela autora é de fácil compreensão, conseguimos entender a situação de Will e por tudo que ele está passando. As várias situações que ele é submetido, como é difícil chegar a algum lugar, devido não ser adaptada para receber um deficiente e isso acaba gerando constrangimento para a pessoa tornando em alguns momentos insuportáveis e mostrando que aquelo vai ser uma coisa constante e isso contribuiu para que a pessoa fique desmotivada a sair, isso acontece e muito em vários lugares. 
  Enfim, é um livro lindo e emocionante que me deixou bem pensativa, sobre a nossa vida, nossas escolhas. Um livro emocionante que consegue te fazer sentir tudo que os personagens estão passando, um livro tocante que eu recomendo a todos.  
  

19 comentários:

  1. Oi!!
    Eu já ouvi falar MUITO desse livro e da adaptação, mas nunca tinha tido vontade de ler. Sua resenha me fez ficar curiosa. rs
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Gente, esse livro é muito amor! Sou completamente apaixonada por essa história e pela maneira que a Jojo escreveu. Assim como você, em vários momentos me coloquei na situação dele e realmente compreendia a sua decisão, apesar de nunca concordar. No final, acho que foi justamente isso que a autora mostrou através do posicionamento de todos que cercavan Will.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  3. Acho essa história realmente muito tocante, e aborda assuntos bem "desafiosos", como a vida de um tetraplégico e claro, sobre a decisão que ele tomou para sua vida. O livro não foge de um "clichê", mas nada que atrapalhe a experiência do leitor, o que me agradou muito. E realmente é um livro muito, mais muito emocionante mesmo. Até chorei, rs.
    Leitor Irônico

    ResponderExcluir
  4. Olá Tahiz,
    Ler esse livro foi uma delícia. Eu curti demais a leitura e fiquei encantada.
    Acho que o melhor de toda a trama é conhecermos como Will se sentiu, pois deve ter sido algo bastante ruim ser tetraplégico. Eu assisti o filme há pouco e estou com uma vontadinha enorme de reler. Sua resenha caiu como uma luva, obrigada.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Oiii, como vai?
    Realmente acredito que este livro seja muito lindo e emocionante, mas o estranho é que não desperta nenhum pouco meu interesse, mas estou ansiosa para poder assistir o filme o quanto antes. Parabéns pela resenha está muito boa mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi! Tudo bem?

    Assisti ao filme recentemente. Eu achei uma história muito linda e real. Acho até que isso foi o que eu mais gostei na adaptação... Mostra o lado cruel e real do amor, que nem tudo é conto de fadas. Enfim, gostei tanto do filme que acho que vou dar uma chance ao livro.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Guria, faz milênios que quero ler esse livro, mesmo tendo lido uns spoilers por aí. Só li resenhas positivas e os atores que fazem o filme só me conquistaram ainda mais <3
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. oi, como você está?

    Eu gostei bastante do livro, mas eu não achei nada muito excepcional. Achei superestimado, na verdade. Mas eu adorei a Louisa, achei ela cativante de mais, uma personagem bem única. Fico feliz que tenha apreciado a leitura. Nada melhor do gostar de um livro né? haha

    bjs =)

    ResponderExcluir
  9. Oi Tahiz, acho que sou a única que ainda não leu esse livro ou viu o filme. Pura falta de oportunidade, pois sempre tive vontade de ler. Apesar de ser um romance, é uma história que tem todo um contexto de superação de provações, renuncias, etc... o que me agrada bastante. Adorei a resenha. Você já viu o filme? Bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi Thais!
    Acredita que esse foi o primeiro livro que eu resenhei no meu blog?
    Adoro a jojo, esse livro e o filme é ainda mais gostosto. Concordo com você que o livro cativa logo nas primeiras páginas, é mesmo um livro lindo abordando um assunto dificil com delicadeza e muitos ensinamentos!
    Beijos


    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. pois acredita que eu tentei ler e desisti por não ter me conectado a escrita de Jojo?
    já não sou fã de romances, acabei desistindo da leitura em poucas páginas... não ô animada nem pra ver o filme, apesar de ter minha linda E.C nele...
    bjs...

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Estou muito ansiosa para ler esse livro e ver o filme. Acho que sou uma das poucas pessoas que ainda não leu, apesar de já saber como vai acabar. Parece que a escrita da autora é muito boa mesmo, já que fez várias pessoas se apaixonar, e ainda continua fazendo.
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente ainda não li este livro, e nem vi o filme, mas sei que em ambos vou chorar como uma doida. Já prometi ver com minha irmã, e estou vendo para comprar. Espero resolver isso logo!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi Thais, que belas palavras!
    Adorei todas as suas colocações e concordo em tudo com você. Me imaginei também no lugar do Will e definitivamente é assustador depender totalmente dos outros, fora as outras limitações. E agora pensa, que o nosso imaginar não é nem metade do que uma pessoa tetraplégica passa. Já li livros de superação sobre, mas cada um é cada um. A Jojo realmente abordou de forma delicada e bem colocada, ela foi muito feliz em toda a construção.
    E de fato é um livro tocante, me acabei de chorar! haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que quando eu ler esse livro, vou me destruir de tanto chorar. Já estou ciente dos detalhes que acontecem no livro e não possuem no filme, e ainda quero ler. Assisti ao filme e desabei no cinema. Imagina só eu lendo. Que bom que você gostou, e foi cativante e fluída a leitura. Espero que seja assim pra mim também.

    Mih!
    paradisebooksr.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. OLá Tahis!
    Já tem algum tempo que li esse livro, tem uns dois anos e foi uma leitura inesquecível para guardar no coração. A história é realmente cativante e os personagens encantadores. Emocionei muito durante a leitura e quando cheguei na última página, fiquei pensando sobre as minhas escolhas e o quanto eu tinha pra viver. É uma lição de vida e valeu a pena cada momento da leitura. Gostei muito das suas impressões e me identifiquei muito com elas.
    Beijos.

    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  17. Oi ! Eu sou hiper apaixonada por Como eu era antes de você! Gente do céu, foi o livro que mais me fez rir e chorar nessa vida. Aprendi tanta coisa com os personagens incluindo tetraplegia, questões polêmicas de família , incentivo pra correr atrás dos sonhos... lista longa ! Obrigada por resenhar esse livro, agora mais pessoas poderão conhece-lo

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Todo o começo e meio da história é apaixonante, apesar de se tratar de um assunto tenso. O final é arrebatador é incrível, que facilmente me trouxe lágrimas aos olhos. Eu amei esse livro de uma forma, que dias depois de ter finalizado a leitura, fiquei pensando sobre a história e seus personagens, mas principalmente sobre o que seria se o Will tivesse tomado um rumo diferente. Enfim, um livro maravilhoso.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Olá, que bom ter você aqui no meu cantinho, obrigada pela visita e pelo seu comentário, saber a sua opinião é muito importante! Volte sempre!