Em "Para Sempre Alice" (Still Alice) 2014, conhecemos Alice Howland, interpretada pela atriz (Julianne Moore) e sua família. Alice é uma das melhores professoras de linguística da universidade de Columbia, e acaba de completar 50 anos, Alice está muito bem consigo mesma, está onde almejou e criou seus três filhos muito bem. Assim como seu marido John, interpretado pelo ator (Alec Baldwin) seu trabalho está indo muito bem, sua filha Anna, (atriz Kate Bosworth), está feliz com seu esposo Tom. Charlie (Shane McRae) filhos do meio é um jovem bem sucedido. Mas a grande preocupação de Alice é a sua filha Lydia (Kristen Stewart), que escolheu uma profissão não muito estável, sua filha investe na profissão Atriz de teatral, uma carreira instável onde a mesma não tem um trabalho fixo deixando Alice preocupada com seu futuro incerto.
Alice é uma mulher inteligente e sempre teve controle sobre sua vida e pensamentos, ela percebe que algo está errado com sua memória após uma palestra e até em sua corrida no parque quando não reconhece onde está o que a leva a procurar um médico neurologista e realiza uma bateria de exames que confirmam o diagnóstico: Alzheimer. A doença de Alice é precoce devido ser diagnostica antes dos 65 anos, e como ela exerce forte o uso do seu intelectual fara com que a doença se avance rapidamente causando danos. E o que mais preocupa Alice é que a doença é genética, seus filhos podem desenvolver a doença.
Alice tenta levar sua vida normalmente mas quando percebe que já não se lembra das matérias que está lecionando e percebe como isso está afetando o corpo estudantil ela se afasta da universidade passando mais tempo em casa com seu marido as vezes cuidando dela ou até mesmo suas filhas. A cada dia que e com medo, Alice grava um vídeo instruindo o seu "eu" no futuro a tirar sua vida caso atinja um estado onde não seja capaz de responder a três perguntas simples sobre si mesma.
Para sempre Alice é um filme que mostra como as pessoas se sentem com essa doença, um dia você está trabalhando perfeitamente e do nada começa a não se lembrar de pequenas coisas recentes, imagina ver suas memórias serem perdidas ao decorrer dos dias, não se lembrar onde fica os cômodos da sua casa ou até mesmo a sua sobremesa favorita. Várias vezes me colocava no lugar dos personagens, seja da Alice por como devia ser angustiante a sua vida, depois de tantos anos de trabalho, pelo seu esposo ver como sua esposa estava ficando e esquecendo momentos e até por suas filhas verem sua mãe se esquecendo delas e de alguns momentos ou conversas.
Gostei do filme não é arrastado e explica sobre a doença e como ela avança em pessoas com maior capacidade intelectual e como pode mascarar a doença, Alice já estaria doente a um certo tempo, mas com a capacidade do seu intelecto de camuflar a doença, só foi descoberta bem tarde.
Um filme comovente que te faz pensar sobre os momentos que você viveu e como pode ser esquecido de um dia para outro, sobre a vida, momentos e perdas.
Oi Tahiz,
ResponderExcluirParece ser um filme belíssimo. Não conheço muito sobre o Alzheimer e acho que o filme é um começo válido, mas na verdade eu pretendo ler o livro antes =), valeu pela dica.
Beijocas ^^
Tenho curiosidade em ler o livro, mas acho que só vou assistir o filme, pois vi comentários que o livro é uma leitura arrastada, mas me interesso em assistir o filme pois é bom conhecer um pouco mais sobre o Alzheimer.
ResponderExcluirOlá,
ResponderExcluirLi o livro e assisti o filme, e sinceramente achei o filme meio superficial, o livro te passa um sentimento tão intenso e o filme não conseguiu passar nem metade do que o livro é. O filme não é ruim, nem uma má adaptação, mas sim o aspecto que mais gostei no livro (os pensamentos confusos de quem tem Alzeimer) não foi utilizado no filme.
Tenho uma resenha do livro la no blog.
www.poyozodance.blogspot.com.br
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirAssisti esse filme no início do ano para que minha opinião acerca do Oscar fosse mais real (sempre faço isso) e acabei adorando tudo a respeito dele. Julianne Moore, a incrível atriz que sempre foi, mereceu receber a estatueta <3
Que bom que você também curtiu!
Fernanda Oliveira | Meraki
Olá, eu nunca assisti ao filme mas fiquei bem curiosa agora, parece ter uma trama bem cativante e envolvente e principalmente emocionante. Adorei!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Já ouvi falar deste filme, mas nunca fui atrás para saber do que se tratava. Adoro filmes com esse trama, de doenças, viro uma manteiga derretida! A resenha do filme me agitou, acho que já sei o que vou assistir nesse sábado.
ResponderExcluirBeijos,
Gabrielle G - Blog ABCD dos Livros.
Oiii!
ResponderExcluirEu assisti esse filme e foi o meu primeiro contato com esse tema e eu admirei e achei muito boa a forma como foi feito o tratamento da temática. Acho que essa doença não é muito trabalhado e muita gente não sabe como lidar.
A atriz foi sensacional <3
Beijinhos,
entrechocolatesemusicas.com
a atriz ganhou Oscar, né?
ResponderExcluireu adoro quando os filmes abordam temas assim, que podemos refletir e aprender sobre algo.
Alzheimer é uma doença muito triste, eu nem quero pensar como seria ter alguém da família se esquecendo das coisas, ou então ser o doente...
Eu quero muito ver esse filme, valeu pela dica.
Beijos
Olá Tahiz! Adoro conferir este tipo de filme. Pois eles sempre nos apresentam de uma outra forma um assunto ainda mais sobre doenças tão conhecidas, e sempre tomamos lições ricas e importantes, pois sempre de alguma forma nos tomam. Sem dúvida estou bem curiosa para conferir.
ResponderExcluirNão consigo gostar deste filme e nem dessa atriz. Não sei pq. Ela sempre me dá preguiça de assistir qualquer coisa hahaha
ResponderExcluirFilmes que falam de doença geralmente fazem a gente ficar pensando em toda a nossa vida, tiram nosso juízo do lugar rs
ResponderExcluirEu amei esse filme, eu amo a kristen e a July, e o que mais amei foi o fato de "a filha rebelde/sem futuro", foi a filha que cuidou da mãe.
Bjs
Tay do Let it Shine
Olá!
ResponderExcluirPreciso ver esse filme! Eu conheço um pouco sobre o Alzheimer porque meu avô paterno teve essa doença. Filmes como esse nos fazem refletir sobre nossas vidas, hoje, amanhã, daqui a cinco ou vinte anos... Parabéns pela abordagem!
resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
Sou louca nesse livro! Mas confesso que já me falaram que o filme é melhor, então não sei dizer se assisto ou compro o livro. Não conheço ninguém muito próximo que teve alzheimer mas tenho curiosidade porque sei que ela afeta muitas vidas
ResponderExcluirEsse filme parece ser emocionante, é um tema muito importante que acontece com várias pessoas no mundo, e pode acontecer com pessoas dentro da nossa propria família.
ResponderExcluirImagino que ele traga muitas reflexoes, e muitas lágrimas.
Tenho vontade de assistir esse filme, adoro a Juliane Moore, mas ainda não tive oportunidade para assistir... Adorei a indicação, obrigada!!
ResponderExcluirbeijos.
www.amigadaleitora.com
Olá, tudo bom?
ResponderExcluirAinda lembro quando o filme foi lançado. Todo mundo só falava dele e da brilhante interpretação de Moore e do Oscar.
Ainda não vi o filme e nem li o livro, mas tenho vontade. Alzheimer é uma doença muito triste :/
Bjs
www.horadaleitur.blogspot.com.br
Oi!
ResponderExcluirEsse filme está na minha lista, mas ainda não tive a oportunidade de assistir. Parece ser realmente muito bom.
Beijos
http://tudoqueeuli.blogspot.com
Oi, tudo bom?
ResponderExcluirVejo bastante gente falando bem do filme (e do livro também), mas não sinto vontade de assisti-lo. Talvez algum dia venha a lê-lo, mas não agora. Beijos,
http://www.entreleitores.com/
Eu assistir esse filme e tenho que concordar com você, a historia é comovente, eu me senti aflito com as perdas de memoria da personagem.
ResponderExcluirQuando nossos entes queridos tem alguma doença é terrível, não tem como não se sensibilizar com um filme desses. Nos faz pensar sobre nossa própria vida.
Oie
ResponderExcluirEu não tinha conhecimento desse filme mas achei bem interessante.Conheco várias pessoas que sofrem da doença e é muito difícil pra ela e todos ao seu redor passarem por isso.Com certeza quando eu tiver tempo vou assistir
Oi Tahis, tudo bem?
ResponderExcluirQuero ler o livro desse filme a muuuuuuuuuuuito tempo, mas a tiragem estava esgotada. Com o lançamento do filme o livro voltou a ser vendido e agora estou muito curiosa para conferir a história e depois assistir filme, que recebeu muito elogios.
Beijos, Gabi
Reino da Loucura
Eu já tinha ouvido falar desse filme,uma amiga minha falou que se arrependeu de ter visto porque era muito triste e ela chorou o filme "todo". Eu fico meio indecisa de se quero ver ou não esse filme por ser tão triste,mas acho que no futuro o verei.
ResponderExcluirnão li o livro e nem assisti o filme, pra falar a verdade nem conhecia os dois, mas adorei a resenha do filme que pelo jeito é bem emocionante, gostei dele.
ResponderExcluirBem, esse filme me parece muito emocionante. Alzheimer é uma doença horrível, porque as pessoas esquecem coisas simples e momentos que ficam mesmo guardados na memoria. Vou assistir á este filme, obrigado pela recomendação.
ResponderExcluirOi!
ResponderExcluirComecei a assistir esse filme e parei no meio, gostei muito até a parte que assistir, também gostei de ele explicar sobre a doença já que não conhecia ela direito, um filme emocionante e adorei as reflexões que ele faz !!
Eu assisti a esse filme e não gostei muito do final. A mensagem dele é linda, mas ver a família lidando com o problema de Alice muitas vezes me deixou com raiva. Eu achei que eles não tinham paciência e nem a compreensão sobre o que ela estava passando.
ResponderExcluirEu assisti esse filme assim que ele chegou na Netflix. Essa doença é terrível, deve ser horrível ver quem você ama se esquecer de tudo inclusive de você.
ResponderExcluirÉ uma historia emocionando, indico muito esse filme.
Estou ansiosa mas com medo de ler o livro e assistir o filme. É uma história tão forte, angustiante, porém, acredito ser importante termos esse contato a doença, entende-la melhor, como tratar e tal.
ResponderExcluirvou tomar coragem e assistir pelo menos o filme!
bjos
Oii!
ResponderExcluirMinha mãe leu o livro e falou que é muito bom e triste. Ela viu o filme também e gostou bastante só reclamou de alguns personagens hahahaha Eu quero muito ler o livro antes de ver o filme e com certeza vou me emocionar bastante ^^
Beijos, Amanda
www.vicio-de-leitura.com
Oii confesso que morro de curiosidade de ver esse filme, mas ainda não tive a oportunidade.. Olha só não sabia que a Kristen estava nele :o
ResponderExcluirAssim que eu assi eu volto aqui e te dou a minha opinião ok?
beijos
Mayara
Livros & Tal